sábado, 30 de maio de 2009

CASAS ITALIANAS










A cerca de meia hora de Camerino e Macerata, próximo da antiga cidade de Sarnano, surge esta construção rustica, cujo local e beleza lhe renderam o nome de Mansão Eden.
A vista que temos da casa nos permite ver os campos da região e as montanhas a sua volta. A casa principal tem três andares, enriquecidos de classe e luxo




Sicília é uma das metas que muitos de vocês escolherão para as próximas férias de verão, poderíamos, portanto, dar algumas indicações úteis, sobre coisas para se ver nesta estupenda ilha, incluindo natação, um cochilo pela tarde e um peixe num abundante jantar.
Nós já havíamos falado de
Siracusa, Monreale, Trapani, Corleone, Palermo … Agora vejamos o que tem para se descobrir no Vale dos Templos em Agrigento.
Das colônias rádios-cretenses de Gela, fundada por volta de 688 a.C, tem origem em 581 a fundação da colônia de Akràgas: Agrigento. O período de maior esplendor da cidade coincide com os dois primeiros séculos da sua vida: o período da democracia (471-401 a.C.), que se afirma a autoridade e a personalidade de Empedocle, ao qual se deve a retomada da atividade de edificação com a construção da maior parte dos templos agrigentos

sexta-feira, 29 de maio de 2009

CASAS JAPONESASII




CASAS JAPONESAS



CASAS JAPONESAS




As casas tradicionais japonesas eram comumente construídas em madeira. Por um lado, abundava a madeira de boa qualidade e, por outro, o recurso a ela permitia uma melhor ventilação e penetração da luz, o que convinha ao tipo de clima japonês. O problema era a susceptibilidade ao fogo, mas os edifícios em madeira compensavam com a sua resistência aos terramotos, tão frequentes no Japão, e por serem de fácil construção e demolição. O famoso Horyuji, uma estrutura de madeira do séc. VII, ainda resiste, o que demonstra a excelência da madeira como material de construção.A partir do século passado, o número de casas de cimento aumentou, mas um toque de madeira é algo de que os japoneses são incapazes de prescindir. A maior parte dos interiores das casas de cimento continua a ser de madeira, nem que se trate apenas de painéis de madeira.



Existem certas partes das casas tradicionais a que podemos chamar paredes, komai-kabe. Consistem em camadas de argila, por si só decorativas e revestidas de finas tábuas de madeira nos locais expostos à chuva. O bambu, que além de belo é extremamente robusto e elástico, está presente nas cercas e nos tectos e serve ainda como suporte para as paredes de argila. São também utilizados como caleiras, beirais de telhado ou canos de água, visto serem ocos por dentro. A pedra, devido aos frequentes tremores de terra, não é utilizada como material de construção, mas surge amiúde como degraus ligando o edifício e o jardim.






A preocupação cimeira na construção da habitação japonesa tradicional é a não delimitação rigorosa do espaço interior e exterior:
Procura-se a mais profunda inserção do edifício no espaço circundante, reduzir ao máximo a interferência na natureza. Cercazinhas leves de bambu, portas corrediças, jardins exteriores e interiores…

quinta-feira, 28 de maio de 2009

sofá de pneu

Esse é um jeito criativo de reciclar os pneus Goodyear do seu carro, que iriam parar no lixo.Vejam que poltrona linda que o designer italiano Zak criou. Usando pneu , um estofado bonito e rodinhas para dar o acabamento do pé do sofá, ele construiu uma poltrona moderna e criativa.Com certeza um móvel desses, ficaria ótimo em qualquer cômodo de sua casa

sofa c gavetas

sofazinho com gavetas

Sente-se e ao mesmo tempo tenha um lugar para organizar seus cacarecos.Além de ser um banquinho super elegante e confortável, ele oferece a vantagem de ter as gavetinhas para guardar revistas ou brinquedos.Mantendo tudo organizado e bonito!
As almofadas vermelhas dão um charme a mais no banquinho

terça-feira, 26 de maio de 2009

10 questões sobre a decoração do quarto


10 questões sobre a decoração do quarto


1. Qual a melhor opção para a cama box (1,58 x 1,98 m): cabeceira ou painel de madeira?

Depende. O painel ocupa menos espaço. "Ele terá entre 1,8 e 2 cm de espessura, enquanto uma cabeceira pronta costuma medir entre 5 e 8 cm", explica a arquiteta Vanessa de Barros. Ela sugere um painel de MDF fixado à parede, revestido de tecido, couro ou folha de madeira. A arquiteta Zoé Gardini recomenda um painel de madeira clara, ocupando toda a largura da parede. "Cobrir de espelho a faixa atrás das mesas laterais também ajuda a dar a sensação de que o espaço é maior", lembra. Se você não tem problemas com o tamanho do quarto, pode usar cabeceiras prontas.
CASA.COM.BR > Decorar > Orientação
Orientação
Quarto
10 questões sobre a decoração do quarto
Nesse ambiente, o que vale é garantir o conforto e um ambiente tranqüilo. A tarefa de conseguir uma boa noite de sono começa com a combinação de criado-mudo, cabeceira da cama e armários.
var addthis_pub="portalcasa";



1. Qual a melhor opção para a cama box (1,58 x 1,98 m): cabeceira ou painel de madeira? 2. O criado-mudo deve seguir o mesmo acabamento da cabeceira ou posso misturar materiais?3. Quais os tecidos mais indicados para os estofados e a roupa de cama de quem tem gatos em casa? 4. É certo utilizar criados-mudos diferentes em cada lado da cama? 5. Posso colocar duas camas de solteiro com cabeceiras diferentes no mesmo quarto? 6. Qual a profundidade mais adequada para uma prateleira sobre a cama?7. É possível instalar uma almofada no lugar da cabeceira?8. Qual a área mínima que deve ser observada entre os móveis do quarto?9. Existe algum truque para fazer o quarto parecer maior?10. O que fazer quando o quarto é pequeno e possibilita apenas uma posição para a cama?
1. Qual a melhor opção para a cama box (1,58 x 1,98 m): cabeceira ou painel de madeira? Depende. O painel ocupa menos espaço. "Ele terá entre 1,8 e 2 cm de espessura, enquanto uma cabeceira pronta costuma medir entre 5 e 8 cm", explica a arquiteta Vanessa de Barros. Ela sugere um painel de MDF fixado à parede, revestido de tecido, couro ou folha de madeira. A arquiteta Zoé Gardini recomenda um painel de madeira clara, ocupando toda a largura da parede. "Cobrir de espelho a faixa atrás das mesas laterais também ajuda a dar a sensação de que o espaço é maior", lembra. Se você não tem problemas com o tamanho do quarto, pode usar cabeceiras prontas.


2. O criado-mudo deve seguir o mesmo acabamento da cabeceira ou posso misturar materiais?
Você pode misturar materiais. "Em geral, se as duas peças forem de madeira natural, é melhor usar tons próximos, em vez de associar claro e escuro", indica a arquiteta Cinthia Liberatori. Uma cabeceira de madeira fica ótima ao lado de uma mesinha de mármore ou de um gaveteiro de plástico colorido. Peças forradas de tecido ou couro aceitam a companhia de criados-mudos de cores semelhantes ao revestimento ou de tonalidades bem contrastantes. Exemplo: tecido terracota com móvel lateral branco. "Uma peça ousada e que vai bem com todas as camas é o criado-mudo coberto de espelho", finaliza Cinthia

3. Quais os tecidos mais indicados para os estofados e a roupa de cama de quem tem gatos em casa?
O designer de interiores Roberto Negrete responde com conhecimento de causa: ele é dono de duas felinas, Sami e Tuca, e já teve que mudar os tecidos de casa por causa delas. "O que mais deu certo foi usar sarja de algodão, camurça sintética e couro nos estofados e, sobre a cama, uma colcha de algodão com trama bem fechada", conta. Tecidos com relevos, como o jacquard, o gorgurão e o chenile, são esgarçados sem piedade. Um truque é destinar uma peça ao exercício de afiar as garras. "Eu tenho um tapete de sisal para isso", diz Negrete. Quanto aos pêlos, o decorador afirma que não há muito jeito. "Eles aderem mesmo aos tecidos." O paliativo é adotar panos de cores próximas às dos gatos, pois assim não se enxergam os vestígios, e passar aspirador de pó em casa diariamente.

4. É certo utilizar criados-mudos diferentes em cada lado da cama?
Segundo a designer de interiores Adriana de Barros Penteado, você pode adotar peças diferentes. "Mas cuidado com o excesso de informação visual", diz. Se um móvel for de estilo bem marcado, o outro deverá ter traços simples. Uma escrivaninha antiga aceita a parceria de uma mesa oval de madeira. Um jeito de acertar é escolher dois móveis que tenham pelo menos uma característica comum: o mesmo material, o mesmo tom ou o mesmo estilo. "Tudo fica mais fácil se o desenho da cama for discreto",

5. Posso colocar duas camas de solteiro com cabeceiras diferentes no mesmo quarto?
De acordo com a designer de interiores Tatiana Gubeisse, o ideal é usar camas iguais. Se não for possível, opte por cabeceiras com o mesmo tipo de desenho, madeira e acabamento. Caso você já tenha uma das camas e não ache outra semelhante, Tatiana aconselha fazer uma sob medida. E se você tiver duas diferentes, o marceneiro também poderá ajudá-la para que ambas fiquem parecidas. "Encapar as cabeceiras também é uma alternativa", complementa a decoradora Daniela Della Mana. Nesse caso, basta escolher um tecido e contratar uma tapeçaria.
6. Qual a profundidade mais adequada para uma prateleira sobre a cama?
Esse é um recurso charmoso, desde que não ultrapasse 25 cm de profundidade. Não é agradável sentir um volume proeminente sobre sua cabeça. "Normalmente a cabeceira tem 1,20m de altura. Então, considerando um pé-direito com 2,60m, uma opção é ter a prateleira a 1,90m, centralizando a peça com o que sobrou", sugere o designer de interiores Fernando Piva.
7. É possível instalar uma almofada no lugar da cabeceira?
Sim. Use a almofada presa por alças a um varão de cortina como cabeceira. O varão deve ser 5 cm maior do que a largura da cama, informa o arquiteto Francisco Viana, do escritório de Cynthia Pedrosa. "Prefira um varão de 1/2 polegada de diâmetro com ponteiras de desenho simples, o que garante um visual harmonioso", diz. Faça a almofada com a mesma largura do varão e a espessura variando entre 8 e 10 cm. A altura adequada da peça fica entre 40 e, no máximo, 50 cm. Para confeccioná-la, escolha um tecido que combine com a decoração do quarto.
8. Qual a área mínima que deve ser observada entre os móveis do quarto?
Para uma boa circulação, trena nas mãos: preserve, pelo menos, 70 cm entre os móveis, a cama e o armário, por exemplo.
9. Existe algum truque para fazer o quarto parecer maior?
Quando o ambiente não é muito grande, o uso de materiais transparentes faz toda a diferença. As designers de interiores Naomi Abe e Mônica Bacellar Tomaselli apostam nos vidros em prateleiras ("que ficam quase invisíveis"), muito branco, cortinas translúcidas e espelhos. "O ambiente monocromático, acrescido de transparências, dá uma sensação de amplitude", garantem.
10. O que fazer quando o quarto é pequeno e possibilita apenas uma posição para a cama?
Transforme o problema em solução. Para isso, a cama deve ser o elemento principal do ambiente, já que a metragem reduzida não permite abusar de móveis de apoio. Uma cabeceira atraente, nesse caso, é fundamental. A solução adotada pela arquiteta Moema Wertheimer, em um de seus projetos, foi revestir a parede com um painel de gesso pintado, formando nichos para expor os objetos de coleção da proprietária. Dessa forma, a cabeceira de couro marrom pespontado ganhou destaque pelo contraste de tons. "A idéia era deixar o ambiente claro e iluminado e transformar a cabeceira num grande painel", diz a arquiteta.

sábado, 23 de maio de 2009

CASA DE CAIXA RECICLADA


Clique na imagem para ampliarCasa I-BeamMILÃO CASAS DESIGNUma exposição em Milão apresenta protótipos de casas que podem servir para enfrentar o déficit habitacional no planeta.
A casa da I-Beam Design é montada a partir das caixas de madeira que levam bens de primeira necessidade para as zonas de emergência.Já foi usada no Kosovo e para as vítimas do Tsunami.
O objetivo da mostra Casa para Todos é chamar a atenção dos arquitetos para a demanda de casas populares
Entre os arquitetos com obras expostas estão o italiano Massilimiano Fuksas, o japonês Kengo Kuma e o chileno Alejandro Aravena